Imagine-se na seguinte situação… Você tem uns 10 pc’s para instalar o Fedora com personalização de pacotes e todos tem que ser exatamente iguais e você tem apenas um dia de trabalho para terminar essa tarefa… ideias? É aí que entra a KickStart!
Kickstart é um modo de instalação automatizada onde você pode criar um arquivo contendo as respostas para todas as perguntas que são feitas durante uma instalação típica. Uma utilização bem prática para o KickStart é para quem quer fazer a mesma instalação em várias máquinas, pois tanto o arquivo que contém as respostas como os pacotes necessários para a instalação podem estar em uma máquina e serem acessados pelas outras da rede; do mesmo modo em que podem estar num cd, dvd, hd local, ftp ou http.
Bom… vamos ao que interessa… essa é a primeira parte de três. Farei desse modo para melhor explicar cada etapa.
Criando o arquivo kickstart (ks.cfg)
O ks.cfg é um arquivo de texto comum que em cada linha terá uma resposta para cada pergunta feita na instalação. O Red Hat a partir do 9 vem com uma aplicação para configuração desse arquivo, mas aqui falarei como fazer seu próprio com um editor de texto qualquer.
O modo mais fácil é fazer a primeira instalação normalmente, que servirá como modelo para as outras. No diretório /root/ você encontrará um arquivo chamado anaconda-ks.cfg, que foi gerado automaticamente com as respostas da sua instalação.
A ordem para as respostas não faz diferença, não precisam estar na ordem da instalação porém o arquivo deve ter a seguinte estrutura:
1 - RESPOSTAS DA INSTALAÇÃO
2 - %pre #que são comandos a serem executados antes da instalação
3 - %post #que são comandos a serem executados após a instalação
O %pre e %post são opcionais.
Caso você queira fazer algo manualmente durante a instalação é só omitir a resposta e ele irá lhe perguntar o que fazer ^^.
No próximo post irei colocar aqui um ks.cfg totalmente comentado.
T+ pessoas… xD
Nenhum comentário:
Postar um comentário